Luiz Merino de Freitas Xavier, Helton Estivalet Bellos, Ricardo Calovi
Este livro resulta da atuação dos autores como arquitetos da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Porto Alegre e como docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, onde desenvolveram pesquisa entre 2010 e 2018 com a participação de 38 acadêmicos de arquitetura.
O conteúdo aborda a arquitetura e a evolução urbana de Porto Alegre, que supera 250 anos de história. Apresenta 154 obras significativas, desde a fundação da cidade até o contexto atual.
O critério adotado para a seleção das obras considerou sua relevância conforme o reconhecimento oficial (inventários e tombamentos em âmbito municipal, estadual e federal), estudos acadêmicos (artigos, dissertações e teses), publicações (livros e revistas especializadas), veículos de imprensa e mídias eletrônicas.
A abordagem da arquitetura e da evolução urbana de Porto Alegre, desde seus primórdios até 2018, visa oportunizar a percepção de um acervo arquitetônico, paisagístico e urbanístico da cidade pelos mais variados públicos, como cidadãos em geral, estudantes, pesquisadores e visitantes, entre outros interessados.
Reunimos em uma só publicação as obras mais significativas da evolução da cidade. Como obras, neste trabalho são consideradas as edificações e conjuntos edificados em tipologias variadas, as praças e os parques, sendo também referenciados os principais projetistas destas construções.
A apresentação do acervo se dá através de fases relacionadas à evolução de Porto Alegre, definidas cronologicamente como períodos da Colônia (1772-1822), Império (1822-1889), República Velha (1889-1930), Era Vargas (1930-1945), Modernização (1945-1980) e Contemporâneo (1980-2018).
Após Porto Alegre experimentar os impactos negativos das mudanças climáticas, perdura o desafio de ressignificar sua imagem e estrutura, com vistas a reforçar a resiliência e a sustentabilidade no futuro. Neste sentido, olhar a trajetória secular da cidade busca ressaltar alguns valores relevantes para promover a qualificação da vida urbana em todos os sentidos.