(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
  • Travessias de Amanaã
  • Travessias de Amanaã
Travessias de Amanaã
978-65-86264-33-3
14 x 21 cm
135 páginas
1ª edição - 2021

Travessias de Amanaã

Ana Dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha, Taiasmin Ohnmacht


INDISPONÍVEL

Travessias de Amanaã é um livro de mulheres. E, mulheres são, a priori, entidades. Unidas, são força real; irmanadas na luta, pólvora; coesas em arte, deusas em ebulição. AMANAÃ é um ser intuído pelo poder de seis mulheres negras. Uma energia que passa de raiz à semente. O livro apresenta as travessias de cada uma neste mundo em diáspora.

Ana dos Santos, Carmen Lima, Delma gonçalves, Fátima Farias, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht: seis mulheres negras, escritoras, que, à semelhança de Conceição Evaristo, também falam de vivências. Suas e de outras mulheres. Os textos acontecem em forma de poemas ou contos. Falam do que e de quem foi ou é renegado. Falam do que e de quem foi ou é esquecido. Falam de amor, de autoamor. Falam de alegrias e de dores. Farisa, a menina que não podia falar com espíritos de brancos; uma menina de tranças, que renasce todos os dias; a bruxa, que renasce das cicatrizes; a mulher que rompe com um ciclo de dor; a que sonha e acorda molhada; a professora cujo aluno não conseguiu fazer o trabalho solicitado; a que é perseguida pelo segurança da loja; aquela cujo corpo recebe a bala perdida; a resposta certeira e forte aos olhares preconceituosos de todos os dias.

"Vejo todas as que são atingidas – e mortas – pelo racismo, pelo machismo, pelas opressões todas. Vejo as que amam, as que desamam e as que não são amadas. Estamos todas visíveis nos textos deste livro. Refletidas num espelho cuja imagem até incomoda. E esse incômodo – para mim positivo – (...) traduz o conceito pleno de coletivo, de aquilombamento. De Ubuntu!" Por Rudiléia Paré Neves, Professora, coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras Iyá Agbara



Sobre o autor

Travessias de Amanaã

Ana Dos Santos

Ana Dos Santos (Porto Alegre/RS) é poetisa, escritora e professora de Literatura Brasileira. Mestra em Estudos Literários pela UFRGS, faz doutorado em Pós-colonialismo e identidades, onde pesquisa a escrita de mulheres negras e indígenas. É autora dos livros “Flor” (Corpos Editora/Portugal, 2009) e “Poerotisa” (Editora Figura de Linguagem/RS, 2019) – finalista dos prêmios Livro do Ano de Poesia da Associação Gaúcha de Escritores do Rio Grande do Sul (AGES) e Milton Pantaleão de Literatura Independente 2020 – “Pequenos grandes lábios negros” (Editora Venas Abiertas/MG) – vencedor do prêmios Milton Pantaleão de Literatura Independente 2021, categoria Poesia.

Integra o catálogo Intelectuais Negras Visíveis (UFRJ) e é Acadêmica de Letras do Brasil/Rio Grande do Sul na cadeira 100 com a patrona Lélia Gonzales.

Livros


Travessias de Amanaã
Maiúscula

Travessias de Amanaã

Carmen Lima

Natural de Porto Alegre, é professora licenciada em Pedagogia, atriz, bonequeira, brincante e contadora de histórias. Dos 30 anos de docência, há 20 atua na rede estadual de ensino, como alfabetizadora, oficineira e mediadora de leitura. Formou equipe de animação e empresa de teatro de bonecos. Esta é a sua primeira publicação, a qual assina também a capa.

Foto: Carla Uhlmann

Livros


Travessias de Amanaã

Travessias de Amanaã

Fátima Farias

Nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul. Profissional da área da gastronomia, escreve desde criança.

Em Porto Alegre, se fortalece em coletivos literários como Sopapo Poético e Mulherio das Letras RS. Publicou os títulos Mel e dendê(2020), Santas de casa (2023), ambos pela Libretos Editora, e Um poema por dia (IEL/ RS, 2022), além de participar de antologias e coletâneas.

Por duas vezes, em 2022 e 2023, foi parecerista do concurso de poemas Lila Ripoll, da Assembleia

Legislativa do Estado. É também compositora de sambas de raiz, como Mestre (em homenagem a seu pai, o compositor e poeta Estanislau Farias). Cria projetos dentro da comunidade Bom Jesus, zona leste da capital gaúcha, onde reside. A literatura vem abrindo muitas portas, como a participação em programas de leitura em escolas e eventos literários. Em Palavras são mudas, Fátima Farias supre a ânsia pela descoberta da palavra em seu nascedouro.

Livros


Mel e Dendê
Travessias de Amanaã
Santas de casa
Palavras são mudas

Travessias de Amanaã

Delma Gonçalves

Nasceu em Porto Alegre, é poetisa, compositora, produtora cultural. Graduada em Letras com pós-graduação em Produção Textual, suas poesias estão em diversas coletâneas. Publicou Cinco Décadas de Samba no Bairro Santana (Editora Cidadela) e livro de poesias O Som das Letras. Produziu e é parceira de Bedeu no CD Na Poesia e na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu & Delma.

Foto: Estúdio Nuvem de Afeto

Livros


Travessias de Amanaã

Travessias de Amanaã

Lilian Rocha

Natural de Porto Alegre/RS, é farmacêutica e analista clínica (UFRGS), especialista em Homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina), escritora. É autora dos livros A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões (Editora Alternativa), Negra Soul (Editora Alternativa) e Menina de Tranças (Editora Taverna). Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas.

Foto: Diego Lopes

Livros


Travessias de Amanaã

Travessias de Amanaã

Taiasmin Ohnmacht

É psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Participou da organização do e-book Da Vida que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS). Publicou Ela Conta Ele Canta (Cidadela), com o poeta Carlos Alberto Soares, e a novela Visite o Decorado (Figura de Linguagem). Mantém o blog taiasmin.blogspot.com

Foto: Tamires Stodulski

Livros


Travessias de Amanaã

Notícias

Travessias de Amanaã

Força negra

Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 92.499.615/0001-22
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos