(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
  • Menina do Circo Tibúrcio, e causos desenhados
  • Menina do Circo Tibúrcio, e causos desenhados
Menina do Circo Tibúrcio, e causos desenhados
9788555490231
21 x 28 cm
60 páginas
1ª edição - 2017

A menina do Circo Tibúrcio e outros causos desenhados

Santiago


R$ 40,00


Simular o frete

A menina do Circo Tibúrcio é o segundo álbum de quadrinhos de Santiago, um dos mais premiados cartunistas do Sul do Brasil (seu primeiro álbum foi Causos do Santiago, Ed. Zarabatana), Santiago enfileira gente e histórias em seus quadrinhos. Ele conta sobre sua infância no interior do Rio Grande do Sul, e diverte com o que relembra, com o passado e suas limitações tecnológicas, mas  pleno de sabor humano. Ele conta e reconta. Embora mestre na síntese – o cartum e a charge, que atraem prêmios como para-raios a faíscas –, é nos quadrinhos que Santiago se deleita e nos delicia. São causos contados e desenhados. O autor delineia figuras, em situações pitorescas ou bisonhas, provocando das gargalhadas ao sorriso. Ao pinçar personagens do seu passado – remoto e recente –, consegue reavivá-las. Atestam que observador sagaz foi o menino Neltair, o quanto cultuava seus convivas e o tanto que ainda significam para ele e para o Rio Grande do Sul. Nos álbuns, Santiago contribui para a cultura regional com causos gráficos humoradíssimos e humaníssimos. Resgata um patrimônio (dito imaterial, apesar da memória do autor se materializar tão bem) graciosamente mapeado. Álbum em aquarela, com 34 histórias e uma faixa bônus. Prefácio de Fraga (jornalista e humorista) e Mêiqui nhófi.



Sobre o autor

Menina do Circo Tibúrcio, e causos desenhados

Santiago

SANTIAGO nasceu Neltair Abreu, em 1950, na cidade que lhe emprestou o pseudônimo Santiago que antigamente foi “Santiago do Boqueirão” na quase fronteira com a Argentina. Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou por dez anos na Folha da Tarde, para o Coojornal (Cooperativa dos Jornalistas), Pasquim, revista Bundas, jornal Pasquim 21, jornal O Interior, jornal O Estado de S. Paulo, Jornal do Comércio e desenha atual­mente para o jornal Extra Classe e revista Le Monde Diplomatique Brasil. Editou 18 livros de humor gráfico, sete destes com o seu personagem, o gauchinho Macanudo Taurino.

Foi premiado oito vezes no concurso do jornal Yomiuri Shimbun de Tóquio, sendo em uma ocasião o Grand Prix, o prêmio máximo, concorrendo com 16 mil desenhos do mundo inteiro. Venceu cinco vezes o Salão de Piracicaba e, em 1992, foi presidente de honra do certame. Ganhou por vinte vezes o prêmio de melhor charge editorial da Associação Rio Grandense de Imprensa. Obteve o prêmio do Salão de Cartuns do Canadá em 1987 e na Alemanha em 1983. Arrebatou o primeiro lugar no Salão de Humor Antiguerra, na Bulgária em 1987. Premiado duas vezes no Salão Carioca de Humor em 1997 e 2008. Em 1987, a revista especializada em humor gráfico, Witty World, dos Estados Unidos, colocou seu nome entre os dez melhores do mundo, junto com Quino, Aragonés, Sempé e Mordillo. Possui originais no Museu da Caricatura em Basiléia, Suíça. Dedica-se também à história em quadrinhos, sua paixão desde sempre. Já publicou contos vivenciados em Causos do Santiago (Zarabatana, 2013) e A menina do Circo Tibúrcio (Libretos, 2016).

Livros


A menina do Circo Tibúrcio e outros causos desenhados ...
Caderno de desdenho
Tudo pode acontecer no ônibus serraria e na zona sul ...
A espada invencível
De: R$ 52,00

Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 92.499.615/0001-22
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos