(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
O livro de Carolina
978-65-86264-37-1
16 x 23 cm
232 páginas
1ª edição - 2021

Design Gráfico:
Clô Barcellos

Primerias páginas:
O livro de Carolina

O livro de Carolina

A improvável biografia de Carolina Machado de Assis

Rosa Busnello


R$ 49,00


Simular o frete

Uma mulher por trás de um gênio

Se houvesse uma biografia da esposa de Machado de Assis poderia ser esta. O livro de Carolina. Sua voz, sua origem, sua ambição. Um romance recheado de correspondências originais, e um toque de requinte em sua construção literária.  

Carolina junto ao escritor: corrigindo seus escritos, transcrevendo-os, vendo-os nascer, hoje, títulos notórios. Seriam as obras de Machado seus filhos não tidos?

A portuguesa Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis viveu por mais de trinta anos no Brasil. Foi uma mulher reconhecidamente culta, inteligente e discreta, e foi casada com Machado de Assis. Rosa Busnello é uma romancista. Gosta de pessoas que viveram nesse mundo, deixando-nos pistas para compor histórias, e Carolina foi perfeita para este fim. Pouco se sabe de sua vida em Portugal, e por isso a autora coloca esta versão como uma biografia improvável. Não há como comprová-la.

No Brasil, a vida dessa mulher intrigante também foi marcada pela discrição, apesar de contarmos com várias histórias. Estas abrangem o namoro com Machado – de início malvisto pelos irmãos Novais –, os relatos de amigas e vizinhas, e seus trinta e cinco anos de companheirismo no casamento.

As cartas e reflexões de Carolina que na obra aparecem são todas fictícias. As de Machado são todas verdadeiras, e formam parte do acervo público da ABL.

O livro de Carolina
O livro de Carolina
O livro de Carolina
O livro de Carolina
O livro de Carolina


  • O livro de Carolina

    Rosa Busnello

    Gaúcha de Porto Alegre, nasceu no inverno de 1959. O livro de Carolina é o seu quarto romance. Publicou (assinando Dehbusnello): Um Amor de fim de mundo: Alix e Niki, a história da família imperial russa (Record - Rosa dos Tempos, 1995); Catarina de Medicis, a rainha bruxa (Imago, 1990; Pergaminho, 1991) e Senhor das histórias: cenas de William Shakespeare (Imago, 1991). É graduada em Letras e doutora em Psicologia. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, tem como foco de interesse a cognição social, com ênfase nas memórias sociais.

    Foto: Marco Nedeff

    Livros



  • Trecho

    “Faustino dizia ver vários espíritos. Mamãe era um dos frequentes. Até aquela tarde, não acreditava que pudesse haver algo real no que ele falava. Respondi-lhe, então, mais rapidamente do que desejava:

    – Que preto?

    – Machadinho.

    – Então diga a ela que ele não é preto. E que não vou me casar nunca. Todos sabem disso.

    • Ele é pardo. E quer você.”

Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 81.249.727/0001-09
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos