(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
  • Viamão – arquitetura barroco-colonial
  • Viamão – arquitetura barroco-colonial
  • Viamão – arquitetura barroco-colonial
Viamão – arquitetura barroco-colonial
978-65-86264-44-9 
16 x 22 cm
152 páginas
1ª edição - 2022

Viamão – arquitetura barroco-colonial

Mariza López


R$ 45,00


Simular o frete

Por meio da observação dos costumes e da análise das construções do período barroco-colonial, Mariza López, em Viamão – arquitetura barroco-colonial, nos leva a um passeio pela cidade de Viamão, principalmente durante os dez anos em que é considerada a Capital do Rio Grande de São Pedro, antes de Porto Alegre. A arquitetura dos solares, os vestígios urbanos, os documentos e objetos dão conta da perenidade da memória. Constata-se, no entanto, a fragilidade desses testemunhos da história.

" O livro Viamão – Arquitetura barroco-colonial, de Mariza López, vai além do título. A autora inicia com um breve relato da ocupação hispano-portuguesa do território que hoje é o Rio Grande do Sul. Vários eventos históricos que permitem contextualizar a arquitetura da cidade são apresentados. Assim, são referenciados a atuação dos jesuítas espanhóis, os assaltos dos bandeirantes, a fundação da Colônia do Sacramento, os tratados entre Portugal e Espanha e a incorporação dos territórios que compunham a Província Cisplatina.

Alternando as narrativas, a autora transita pelas origens da composição étnica da população, conduz o leitor a visualizar como se estabeleceu o sistema de sesmarias e a ocupação dos Campos de Viamão.

A arquitetura colonial viamonense é apresentada, enfatizando seu caráter militarista.  Diversas casas históricas são objeto de exame e, como não poderia deixar de ser, é feita uma breve análise da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a segunda igreja mais antiga do Estado.

O livro é fartamente ilustrado, permitindo ao leitor um passeio pela arquitetura colonial de Viamão."

Ricardo Arthur Fitz

Professor de História do Colégio Militar de Porto Alegre e professor aposentado da Faculdade Porto-Alegrense



Sobre o autor

Viamão – arquitetura barroco-colonial

Mariza López

Nascida em Cacequi, RS, com licenciatura e bacharelado em Letras – em Língua Portuguesa e Inglesa e Literatura Brasileira e Portuguesa (FAPA, 1974); pós-graduação em História da Arte (FAMUPA, 1983), tendo sido professora de Português, Literatura e Inglês e se aposentado na Escola Júlio de Castilhos. A autora já publicou Claustro (Redacta, 1978), Aldeia (Grafosul, 1982) e este é seu terceiro livro. Consta do Dicionário de Mulheres, de Hilda Hubner Flores (Nova Dimensão, 1999); teve três crônicas selecionadas no Blog Nao-til, de Jorge Furtado, e duas crônicas selecionadas no blog luso-brasileiro Bestiário (2004), sendo avaliadora em concursos literários de Viamão.

Livros



Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 81.249.727/0001-09
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos